top of page

Arquiteta Ana Gil,

 

​nascida em Oeiras a 19 de Fevereiro de 1987, frequentou a Escola Salesiana de Manique do quinto ao décimo segundo ano de escolaridade e onde adoptou como actividade extracurricular, o Atletismo escolar e federado. Realizou inúmeras provas de corta-mato, salto em comprimento, salto em altura e estafetas, tendo mesmo participado por três anos consecutivos nos Jogos da FISEC. Foi-lhe atribuída a Medalha de mérito Desportivo no ano lectivo de 2003/2004. Porém foi impedida de participar em mais provas devido a lesão grave no joelho esquerdo até à sua operação em 2008.
Em Setembro de 2005 entrou em Engenharia Civil no Instituto Superior
Técnico, mas por pouco tempo, pois a sua paixão residia em Arquitectura, cujo curso acabou por ingressar em Setembro de 2006, também no IST.
Durante estes anos participou no Atletismo Universitário, frequentou o curso de Castelhano e foi delegada de ano em 2008/2009.

Concluiu o Mestrado Integrado em Arquitectura, em 5 anos com 16 valores, com a tese “Modelos Digitais – Geometria associativa: Particularidade da musealização de monumentos em extensão. O Aqueduto das Águas Livres como caso de estudo”.

 https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/2295/1049628/1/Tese.pdf.

 

No âmbito de estágio na EPAL, deu seguimento à investigação da sua tese e elaborou o relatório “Aqueduto das Águas Livres – O Património na Era Digital” cujo artigo foi publicado na revista da EPAL de Novembro de 2012. Trabalho que culminou com a participação nas conferências de CAA 2012 (Computer Applications and Quantitative Methods in Archaeology), Archaeological Computing Research Group, Faculty of Humanities University, 26-30 Março 2012, em Southampton, Inglaterra e com a publicação do artigo "Digital Models – Automation in heritage – Parametric and associative design strategies to model inaccessiblemonuments: The case-study of eighteenth-century Lisbon Águas Livres Aqueduct." no Digital Applications in Archaeology Heritage Journal.

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2212054814000058

Paralelamente colaborou com o ISTAR, Laboratório de investigação em Arquitetura do Instituto Superior Técnico, em diversos trabalhos de aaaaaaaaaaaaaaa

elaboração de maquetes com base em modelos tridimensionais digitais e virtuais. Durante a elaboração destes trabalhos adquiriu fortes conhecimentos em Modelação 3D em programas como Autocad, Revit e Blender.

 

Teve uma breve passagem por um atelier de arquitetura – MAR Arquitetura – da empresa Design Resorts, onde preparou o licenciamento de algumas moradias e elaborou alguns modelos BIM (Bulding Information Modeling) para visualização e apoio ao projeto. Contudo, o seu gosto pelo património falou mais alto e atualmente é bolseira de investigação no projeto LxConventos

http://institutodehistoriadaarte.wordpress.com/research/fctfunded/cidadesacra/ onde é responsável por: georreferenciação de conventos e outras casas religiosas; elaboração de desenho técnicos dos conventos com base em levantamentos pré-existentes, com confirmação in situ dos mesmos; e Concepção BIM de arquitecturas tridimensionais.

 

Durante a sua participação no projeto LxConvetos, frequentou o curso BIM na Ordem dos Engenheiros (Lisboa), tendo ganho um prémio atribuído pela Leica Geosystem Portugal. O prémio permitiu o contacto com software e hardware Leica, tendo-se desenvolvido uma metodologia de trabalho que permite integrar o levantamento com laser scanner no processo modelação BIM dos conventos de Lisboa.

 

Neste sentido, tem-se especializado em sistemas de comunicação gráfica em arquitetura, tendo como principais interesses de investigação os sistemas de comunicação gráfica em arquitetura, desde a escala do edifício até à escala urbana, que permitam o desenvolvimento, a investigação e o estudo arquitetónico através da implementação de modelos digitais (BIM) e da manipulação de modelos virtuais. Desenvolvimento que potencializa a transmissão de conhecimento entre pares, como contributo para a preservação de memória e de identidade cultural.

 

ABOUT

bottom of page